Pela Primeira Vez, Todos os Árbitros da Série A São Mulheres
Compartilhe:
Pela Primeira Vez, Todos os Árbitros da Série A São Mulheres
No último domingo, dia 28 de abril, a 4ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou em empate, mas marcou um momento histórico no futebol nacional. A partida entre Internacional e Atlético-GO foi a primeira da Série A a ter arbitragem totalmente feminina. O jogo teve oito mulheres atuando, com destaque para Edina Alves como árbitra principal.
No comando da equipe, também estavam Neusa Inês Back e Fabrini Bevilaqua como assistentes, Thayslane de Melo Costa como quarta árbitra, e Daiane Muniz no controle do VAR. Além disso, Amanda Matias e Charly Wendy Deretti foram as árbitras assistentes de vídeo, e Regildênia de Holanda atuou como observadora do VAR. A presença feminina na arbitragem foi elogiada, com Regildênia destacando o apoio e investimento da CBF no desenvolvimento das mulheres na área.
Ao comentar sobre a importância do feito, Regildênia ressaltou o orgulho de participar de um momento histórico no Campeonato Brasileiro. Ela destacou o suporte dado pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e pelo presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme, no processo de capacitação e qualificação das árbitras. A arbitragem feminina está recebendo cada vez mais incentivo para que a qualidade do trabalho seja o principal critério, independente do gênero.
Esse evento marcante no futebol nacional mostra um avanço significativo na inclusão das mulheres no mundo esportivo, abrindo portas para mais oportunidades e reconhecimento dentro da arbitragem de alto nível. O apoio e investimento na capacitação das profissionais reflete um compromisso em buscar a igualdade de oportunidades e reconhecer o talento e competência, independentemente do gênero.