Novidades | Após desaceleração do IPCA, Ibovespa registra alta e dólar opera sem direção definida, aponta CNN Brasil

| Após desaceleração do IPCA, Ibovespa registra alta e dólar opera sem direção definida, aponta CNN Brasil |

Após desaceleração do IPCA, Ibovespa registra alta e dólar opera sem direção definida, aponta CNN Brasil


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Após desaceleração do IPCA, Ibovespa registra alta e dólar opera sem direção definida, aponta CNN Brasil 4

Compartilhe:



Após desaceleração do IPCA, Ibovespa registra alta e dólar opera sem direção definida, aponta CNN Brasil

Ibovespa em Alta após Divulgação do IPCA

Nesta sexta-feira, o Ibovespa apresentou um cenário positivo pela manhã, impulsionado pela divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país referente a abril. Além dos dados do IPCA, os balanços corporativos de empresas como Magazine Luiza, B3, CSN e Sabesp também estão no foco dos investidores. Por volta das 11:25, a bolsa paulista registrava uma alta de 0,14%, atingindo 128.369,35 pontos.

Após desaceleração do IPCA, Ibovespa registra alta e dólar opera sem direção definida, aponta CNN Brasil 5

O IPCA apresentou um aumento de 0,38% no mês de abril, após uma elevação de 0,16% em março, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora o resultado tenha ficado acima da expectativa dos economistas consultados pela Reuters, houve sinais de alívio. De acordo com o economista-chefe da Monte Bravo, Luciano Costa, a dinâmica dos núcleos, bens e serviços foi considerada benigna, e a margem anual convergiu para a meta da inflação estabelecida para este ano.

Em relação aos últimos 12 meses até abril, o IPCA se manteve abaixo da marca de 4%, com um aumento de 3,69%, representando uma desaceleração em relação ao índice de março, que foi de 3,93%. A meta estabelecida é de 3%, com uma margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Fruto desse cenário, a expectativa é de continuidade no ciclo de cortes de juros nas próximas reuniões do Copom, conforme avaliação de Costa.

No horizonte recente, o mercado financeiro acompanha de perto a evolução do IPCA e as projeções de inflação do Banco Central para os anos de 2025 e 2026, indicando que o índice deve se manter próximo à meta estabelecida. Essa perspectiva favorece a continuidade do processo de redução da taxa de juros nas próximas decisões do Copom, visando estimular a economia nacional.

Variações do Dólar e Cenário Internacional

Enquanto o Ibovespa mostra sinais positivos, o dólar opera sem uma direção clara, alternando altas e quedas. Investidores aproveitam para realizar lucros após o recente aumento da moeda norte-americana, ao mesmo tempo em que acompanham atentamente a política monetária do Federal Reserve e as divergências internas dentro do Banco Central do Brasil. Neste momento, o dólar está subindo 0,1%, cotado a R$ 5,14.

O cenário de instabilidade se dá em razão de preocupações com um possível posicionamento mais suave do Banco Central brasileiro em relação ao combate à inflação a partir de 2025, quando dirigentes indicados pelo governo Lula passarão a predominar na instituição. A divisão de votos durante a última reunião do Copom também contribui para esse clima de incerteza, com cinco membros votando por um corte de 25 pontos-base, enquanto quatro diretores apoiam a redução de 50 pontos-base.

Além das questões locais, o mercado financeiro global tem observado com atenção os indicativos da economia dos Estados Unidos, onde recentes dados de emprego sugerem um possível corte de juros no segundo semestre. O arrefecimento nos números de abertura de vagas e o aumento nos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA têm impactado as expectativas quanto à política monetária norte-americana.

Conclusão

O panorama econômico nacional e internacional está passando por ajustes e influenciando diretamente os mercados financeiros. A divulgação do IPCA e os movimentos do dólar refletem a sensibilidade dos investidores às decisões dos bancos centrais e às perspectivas de inflação. Neste contexto, a expectativa de continuidade no ciclo de cortes de juros no Brasil e a possibilidade de mudanças na política monetária nos EUA geram um cenário de volatilidade e oportunidades para os investidores atentos às nuances do mercado.






Recomendamos


Sonofix

Sonofix

Redsilver

Redsilver

Outras Novidades





Mais Recentes